26
Jun
09

“Ex Líbris”

ex libris
“Ex Líbris”; Tinta da china e aguarela; 24X32; 2007
“Ex Líbris” é uma marca escrita ou desenhada que indica no princípio, no frontispício ou na guarda de um livro a livraria ou a pessoa a quem pertence ou pertenceu esse livro”. J. Pedro Machado
Este é o meu Ex Líbris…
O Minotauro é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, mostrando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava num labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.
O rei Minos, havia feito um pedido ao deus Poseidon para que se tornasse rei de Creta. Poseidon aceita o pedido, porém pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar. Desapontado com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também engravidou da “besta”. Nascia desta união o Minotauro. Desesperado, Minos solicitou a Dédalos que este construísse um labirinto gigante no subsolo do palácio para prender a criatura.
Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir a Creta matar o Minotauro. Ao chegar à  ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para Teseu marcar o caminho na entrada e não se perder no perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica e colocou fim  à terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de lã.
O mito do Minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração em geração, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante. Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.
Quem se atreve a enganar os deuses?!?!

4 Respostas to ““Ex Líbris””


  1. 1 Helena
    22 de Agosto de 2009 às 1:22

    Um trabalho diferente. Parabéns…
    Tem que publicar mais obras de arte.

  2. 2 Carlos
    24 de Agosto de 2009 às 10:44

    Apesar de não ser o meu estilo, reconheço que tem muito jeito.
    Parabéns!

  3. 4 Renata
    16 de Setembro de 2009 às 11:36

    Gostei das ilustrações deste blog. Por sua vez, acho-as um pouco tristes.
    Também já ilustrei alguns livros… É todos sabemos, que é um orgulho para nós.
    Boa sorte, e desejo-lhe bons resultados artísticos.


Deixe um comentário


Junho 2009
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930